domingo, 7 de março de 2010

A MÚSICA GAÚCHA PERDE LEONARDO

   Faleceu nesta madrugada do dia 07 de março de 2010, em Viamão onde residia, o cantor regionalista Leonardo. Seu nome de batismo é Jader Moreci Teixeira.  Lutou desde cedo por espaço, justiça social e com muita força e fé conseguiu tornar-se um ícone respeitado no Rio Grande do Sul e no Brasil.
   Nasceu no dia 30 de novembro de 1938 em Bagé na região da campanha do RS, onde passou a infância e cursou o primário na Escola XV de Novembro. Viveu em lar adotivo e por não gostar do local, tratou de cedo sair e trabalhar exaustivamente na lavoura e em lidas campeiras. Também desde guri gostava de música e assim participou e venceu um concurso de calouros da recém fundada Rádio Cultura de Bagé interpretando "O Ébrio" de Vicente Lelestino. Em 1957, com 19 anos parte para Porto Alegre em busca da mãe mas, só muito mais tarde acaba encontrando-a e dando-lhe abrigo. No início enfrentou a dureza da cidade grande trabalhando em serviços braçais, dormindo e comendo onde dava certo. Quando passou na frente de um circo, certo dia, viu uma placa: "Precisa-se de palhaço". Não teve dúvida, encarou e fez sucesso como o Palhaço Sabugo. No próprio circo conheceu a música sertaneja. Nesta ocasião adotou o nome artístico de Leonardo formando dupla com o jovem Leopoldo Lino. A dupla Leopoldo e Leonardo consegue gravar 3 discos em São Paulo. Em 1962 forma nova dupla desta vez com Deroí Marques: "Leonardo e Leonir".
   Em 1964, começa definitivamente sua participação na música gaúcha na formação dos "Três Xirús", com os irmãos Elmo e Bruno Neher. Atingiram sucesso nacional com a música Baile da Coceira. O grupo viajou para Portugal no ano seguinte, onde em Lisboa fizeram sucesso no carnaval daquele país com "O Baile da Coceira". Também com os Três Xirús, foi o primeiro cantor a pisar no palco do festival "Califórnia da Cansão Nativa" em Uruguaiana no ano de 1971. Este festival, um dos principais da música regional gaúcha, seria vencido pelo próprio Leonardo em 1982 com a música Tertúlia, acompanhado do conjunto "Os Serranos".  Antes, em 1978 compõe Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e vence a III Ciranda Teuto-Riograndense de Taquara, acompanhado pelo grupo "Os Mirins". Batismo de Sal foi a música com que venceu a I Guarita da Canção de Torres em 1980. Entre muitos de seus sucessos podemos citar ainda: Morocha Não, Viva a Bombacha, O Analista de Perto de Bagé, O Menino de Bagé (onde fala de sua busca por identidade na infância), O Homem do Pala Branco.
   No ano 2000, a canção Céu, Sol, Sul, Terra e Cor é escolhida em uma enquete popular realizada pelo jornal Zero Hora, como a Música Símbolo do RS, entre as principais músicas do século XX. Em 2001 realiza show de abertura do "Fórum Social Mundial" em Porto Alegre.
   O cantor se mantinha em atividade apesar de sua saúde abalada por crises renais e tratamento com hemodiálise. Desde 2003 apresentava o programa semanal "Província de São Pedro" na Rádio Guaíba de Porto Alegre. Na última quinta-feira, teve uma parada cardíaca após uma sessão de hemodiálise e entrou em coma induzido. Ontem chegou a ter uma melhora mas, às 0:05h deste domingo veio a falecer no Hospital de Viamão, aos 71 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSIU --- Deixe aqui sua opinião, seja ela qual for será sempre usada para melhorar meu trabalho. Retorno assim que puder!