domingo, 7 de março de 2010

HOMENAGENS AO CANTOR LEONARDO NA DESPEDIDA

   O Cemitério Parque Saint Hilaire, em Viamão esteve repleto de familiares, amigos, fans, admiradores e autoridades de Jader Moreci Teixeira (o Leonardo) neste domingo 7 de março de 2010. O motivo foi as homenagens ao cantor Regionalista, falecido nesta madrugada no Hospital de Viamão, aos 71 anos.
   A emoção tomou conta na hora da encomendação do corpo, feita pelo padre Valdir Formentini, amigo do cantor e também tradicionalista. No início da cerimônia, todos cantaram "Céu Sol Sul Terra e Cor", puchada pelo cantor e amigo pessoal Walter Moraes. O coro em seguida foi formado pelos presentes, pois este é um dos maoires sucessos da própria música gaúcha e considerada verdadeira representante do Rio Grande do Sul. Além desta que foi cantada novamente na hora da descida do caixão coberto pela bandeira do RS, também "O Homem do Pala Branco" compôs o momento.
   Cantores como Daniel Torres, Walter Moraes, Beto Caetano, Teixeirinha Filho e tantos outros presentes ao ato, comentavam a grande perda para nós gaúchos. Opinião unânime é de que Leonardo além de artista consagrado, deu muitas lições de vida delineadas em tantas letras como "O Homem do Pala Branco", "O Menino de Bagé" "Liberdade para Morrer". Ao todo são cerca de 700 as letras gravadas por diversos artistas pelo Brasil a fora, inclusive cantores da música sertaneja.
   Entre as autoridades estavam o prefeito de Viamão Alex Boscaini, onde Leonardo recebeu o título de Cidadão Viamonense, o ministro Tarso Genro que chegou acompanhado do vice-prefeito Atidor da Cruz, secretários de cultura de outros municípios, vereadores, empresários, apresentadores de rádio e televisão.
   Na hora da encomendação do corpo, por volta das 17:30h, quando o padre Valdir falou em água, no seu papel de purificação, curiosamente desabou uma forte chuva sobre o cemitério. Também neste momento, o cantor Paulinho Pires declamou os versos de sua autoria que compõem a música mateando com dois mundos, em que fala da saudade daqueles que já partiram e faz uma reflexão sobre si mesmo. Na foto principal, o momento de deslocamento até a sepultura.
   Roberto Kellermann - O Repórter Andarengo, 07/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSIU --- Deixe aqui sua opinião, seja ela qual for será sempre usada para melhorar meu trabalho. Retorno assim que puder!