segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Calor, Chuva e Tiro de Laço


   Foi assim em Itati, município do litoral norte do RS, neste último fim de semana do mês de janeiro de 2010. Mesmo com o tempo bastante instável, a gauchada laçou no sábado e no domingo o dia todo. O prêmio para o vencedor do Laço Individual, um boi adulto, só foi entregue quando já passava da 1 hora da madrugada desta segunda-feira. O local fica próximo à estrada rota do Sol que liga o litoral à região da Serra Gaúcha até Caxias do Sul. Além de Itati, também o município de Três Forquilhas fica no mesmo vale que é cortado pelo rio de mesmo nome, o Rio Três Forquilhas.
   A região de predominância alemã, colonizada por volta de 1825, retoma os rodeios depois de um hiato de pelo menos duas gerações. Os antigos, como se houve falar, praticavam esta arte por puro prazer. Não colhi detalhes de como se davam os encontros e se chegou a ter algum tipo de premiação. Uma coisa é certa, não havia motocicleta para puxar uma vaca mecânica. Isto hoje facilita muito e proporciona treinos a toda hora. Assim chegamos a ver 30 ou 40 armadas sem nenhum erro por parte dos peões e também das prendas. Quem diria que esta terra que a pouco tempo só criava cavalos para o transporte e o arado, agora preserva-os com muito cuidado para o laço, uma atividade extremamente crioula do nosso Rio Grande.
   E no próximo final de semana tem mais. Já a partir de sexta-feira, o rodeio do 38, no entroncamento da Rota do Sol com a Estrada do Mar, promete ser um grande evento. O chimarrão fica por conta da erva mate Ximango que está se firmando como produto na região. Veja nas fotos abaixo.

Roberto Kellermann - 01/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSIU --- Deixe aqui sua opinião, seja ela qual for será sempre usada para melhorar meu trabalho. Retorno assim que puder!